PROCURE NO BLOG

Hundertwasser

Viena em si já foi uma surpresa ( um lugar que dá vontade de morar ou pelo menos voltar um bom par de vezes, com tempo sobrando ) Entrou no roteiro 'sem querer' e a gente não tinha nada planejado pra ver. Foi a moça do albergue de Praga que disse que a gente tinha que ver as coisas do Hundertwasser. Quando ela disse que era um cara que fazia umas contruções coloridas-diferentonas eu fiquei bem brava de nunca sequer ter ouvido esse nome na vida.
Arquitetônicamente, a gente logo lembra de Gaudi, pelo traço orgânico, a inspiração e devoção à natureza e o uso de (muita) cor - e claro que foi uma inspiração. Mas Friedensreich Hundertwasser foi também um artista, um cara de idéias, um tipo natureba que vivia o que pregava.
Suas fachadas são divertidas, lembram desenhos de criança. Chama a atenção também o piso, ondulado (diz que"an uneven floor is a divine melody to the feet".. e é!)

Imagina o constraste com o resto de Viena, tudo quadradinho-retinho-bonitinho? Diz que o pessoal das antigas torce o nariz até hoje...
Pra construção da Hundertwasser House, um edíficio de habitação popular (que, pasme, apesar de famosíssimo, mantem-se como tal: baratinho pra morar), Hundertwasser preferiu não receber nada pelo projeto para garantir que a construção saísse como ele queria.
Como pintor, seu trabalho é de encher os olhos, como não poderia deixar de ser ( e esvaziar o bolso na lojinha, rs...)
Coloridézimos, as imagens não mostram bem mas os pôsteres têm detalhes metalizados e são irresistíveis.
Agora priceless, priceless mesmo é a Orna ( "Orna, like Ornament"), essa senhorinha fofa aí na foto. Ela é a "última das mosqueteiras-Hunderzetes" viva... rs. Parou a vida pra nos contar sobre o amigo-ídolo, cheia de empolgação e carinho, olhinhos brilhando. de valer a viagem Y

2 comentários:

  1. cada gota de chuva é um beijinho dos céus!
    achei impagavel tomar chuva com voces em viena. best soaking ever. S2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...